Lixo Tecnológico
Na sua evolução, o homem utilizou diversos tipos de materiais como matéria-prima para seus inventos, passando pela pedra, a madeira, o barro, o ferro, até chegar na fase atual, onde utilizamos diversos tipos de materiais para a construção dos mais variados tipos de objetos ou construção. Descobrimos a forma de utilizar materiais como condutores, como fonte de energia, como sensores e etc, o que não nos demos conta foi que, a cada uso mais elaborado desses materiais, exigia-se mais capacidade dos materiais e às vezes, materiais mais capazes, até chegarmos à utilização de metais pesados, gases tóxicos, materiais não-degradáveis e poluentes que colocam em risco a segurança de todos se não forem corretamente descartados ou reaproveitados.
Quando deixamos de utilizar uma televisão velha, um telefone celular antigo, quando trocamos nosso VHS por um DVD, um Mini System por um CD player, um monitor CRT por um LCD, um telefone de mesa antigo por um mais moderno com identificador de chamadas, sempre estamos gerando lixo tecnológico, que pode acabar em nosso lixo de casa, com grande possibilidade de ir parar em um lixão a céu aberto, contaminando o solo com metais como o mercúrio e outros, ou servindo para asfixiar animais curiosos que tentem se alimentar com estes restos.
O homem precisa repensar a política de descarte do seu lixo moderno, ou repensar a forma de produção de novos dispositivos, evitando que se tornem obsoletos, apesar da velocidade em que as coisas evoluem hoje, ou aumentando sua capacidade de atualização ou aumentando a capacidade de reciclagem desses resíduos eletrônicos.
A conscientização infantil sobre o tema é imprescindível, pois, apesar do clichê, as crianças de hoje são os adultos de amanhã. É por essas crianças que devemos começar o processo de mudança da cultura de nossa sociedade, buscando valorizar a preservação dos recursos que temos disponíveis, bem como o desenvolvimento de uma cultura ambiental mais auto-sustentável e a conscientização dos jovens sobre a importância da preservação da diversidade biológica do nosso planeta.
É fundamental ressaltar que as crianças aprendem por imitação e exemplos, o professor como exemplo para a sua turma, deve tomar frente nesse árduo trabalho de modificação da visão indiferente da sociedade para com o meio ambiente
Nenhum comentário:
Postar um comentário